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Dicas para contratar um plano de saúde

Conhecer seu próprio perfil fará economizar dinheiro e não ter dor de cabeça na hora de escolher seu plano de saúde.


Atualmente o mercado dispõe de diversas opções de convênios médicos, visto que cada um tem suas próprias regras e contratos, muitas vezes o consumidor fica na dúvida de qual escolher, ficando sem saber se está tomando a decisão correta.


Na hora de escolher um plano de saúde, é importante relevar alguns pontos chaves que podem decidir a negociação, facilitando sua compreensão do contrato e trazendo tranquilidade para o uso desse seu novo benefício.



Abrangência

A área de cobertura do plano de saúde pode incluir todo o país, um estado, uma cidade ou apenas uma região específica, na hora da contratação é importante que isso seja levado em consideração. Quanto mais abrangente, mas caro será o plano, mas para alguém que viaja com pouca frequência, fica interessante a contratação de um plano regional.


Procedimentos Obrigatórios

A Agência Nacional de Saúde disponibiliza publicamente uma lista com tipos de consultas, exames e tratamentos que os planos de saúde são obrigados a incluir. As operadoras podem oferecer planos incluindo muitos outros procedimentos além dessa lista, mas é claro, cobrando mais caro.


Verifique quais são suas necessidades reais para evitar pagar a mais caro por plano que tenha uma cobertura que você não irá utilizar, assim como, contratar um plano que não irá cobrir algum procedimento que você irá precisar. Isso evita frustrações com limitação do plano e desperdício de dinheiro.


Acomodações

Veja qual categoria de acomodação seu plano oferece em caso de internação, podendo ser enfermaria ou apartamento. O atendimento médico em ambas as opções será o mesmo, mas as principais diferenças se referem a privacidade do quarto, do banheiro, da permissão de um acompanhante e do horário de visitas. Analise quais suas necessidades nessa situação e verifique o que o plano oferece.


Tempo de carência

A carência é o período entre a assinatura do contrato e o início do uso dos serviços do plano de saúde. Os períodos máximos de carência normalmente são:


Urgências e Emergências: 24 horas

Demais coberturas: 180 dias

Partos: 300 dias


Em algumas ofertas, as operadoras podem reduzir o tempo de carência ou até remover ele, mas isso precisa ser garantido no contrato. Poderá também haver a troca de plano de saúde sem carência, conhecida como “compra de carência” que será de acordo com a regra de cada operadora, respeitando a carência máxima prevista em lei.


Para planos novos ou mudança de plano ou operadora, as operadoras poderão levar em consideração as Doença ou Lesão Preexistente (DLP). Caso isso ocorra, poderá ser aplicada a carência de Cobertura Parcial Temporária (CPT) que poderá chegar até 24 meses para procedimentos relacionados à Doença ou Lesão preexistente declarada.


Reajustes

Os planos de saúde são reajustados anualmente, para planos familiares, o reajuste é definido pela ANS e para planos coletivos empresariais o percentual deve ser igual aos outros planos que a operadora comercializa. Caso o plano coletivo tenha mais de 30 beneficiários, o percentual poderá ser definido em negociação entre a operadora e os contratantes diretamente.


Além disso, existe também o reajuste por mudança de faixa etária. Solicite os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, assim você poderá analisar como serão seus gastos ao longo dos anos e comparar as opções.


A conclusão é que, antes de fechar um plano ou seguro saúde é importante avaliar o que você realmente poderá precisar e considerar todas as dicas mencionadas. A FT Corretora de Seguros é especializada em planos de saúde e tem o conhecimento para te ajudar a realizar a escolha do melhor custo e benefício.



FT Corretora de Seguros

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