top of page
Buscar
  • Foto do escritorFT Corretora de Seguros

Escolhendo entre Seguro Auto Individual e Seguro de Frota: Conheça as diferenças entre esses Produtos




Avaliando as Necessidades de Seguro para Veículos Comerciais e Frotas


No complexo universo dos seguros automotivos, tomar a decisão correta entre adquirir um seguro auto individual ou optar por um seguro de frota pode significar não apenas economia financeira, mas também garantia de tranquilidade e segurança. Com as necessidades de cobertura variando significativamente entre usuários individuais e empresas que possuem múltiplos veículos, é fundamental compreender as nuances de cada opção. Este artigo visa esclarecer as principais diferenças entre seguro auto individual e seguro de frota, com base em pesquisas recentes, para ajudar você a fazer a escolha mais adequada.



Entendendo as Opções de Seguro Auto


Seguro Auto Individual: Destinado tanto a pessoas físicas quanto jurídicas, o seguro auto individual é a escolha ideal para aqueles que desejam assegurar até cinco veículos numa única apólice, sem que estes sejam considerados uma frota. Este tipo de seguro leva em consideração o perfil do segurado e do condutor principal, incluindo fatores como idade, histórico de condução e até a região de moradia, o que pode influenciar diretamente no valor da apólice.


Ideal para pessoas físicas ou jurídicas com até cinco veículos. Esse tipo de seguro considera detalhadamente o perfil do segurado e do principal condutor. Fatores como idade, histórico de direção e local de residência são determinantes para o cálculo do prêmio. A personalização é uma grande vantagem deste seguro, permitindo ajustes precisos à necessidade do segurado.


Seguro de Frota: Já o seguro de frota é recomendado para pessoas jurídicas que possuem a partir de três veículos, oferecendo uma solução mais abrangente e econômica para a proteção veicular. Este seguro é versátil, cobrindo diferentes categorias de veículos - desde carros de passeio a utilitários e caminhões - e é especialmente vantajoso para veículos de uso comercial. A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) aponta que o seguro de frota oferece melhor composição de preço e vantagens conforme o número de veículos aumenta, além de simplificar a administração das apólices, visto que todos os veículos estão sob uma única apólice.


Um aspecto crucial do seguro de frota é que ele geralmente considera o perfil de motorista indeterminado, devido à diversidade de condutores. Isso difere do seguro auto individual, onde o perfil do condutor tem um peso significativo na determinação do custo do seguro.


Vantagens de Cada Modalidade


O seguro auto individual proporciona uma personalização mais detalhada, refletindo diretamente nas características e necessidades do segurado e do principal condutor. Por outro lado, o seguro de frota destaca-se pela praticidade e pelo custo-benefício em casos de múltiplos veículos, facilitando a administração do seguro para empresas e oferecendo condições mais vantajosas de preço.


Qual Seguro Auto Escolher?


A escolha entre seguro auto individual e seguro de frota depende inteiramente do número de veículos a serem assegurados e do uso que se faz deles. Para pequenos empresários que utilizam poucos veículos ou para uso pessoal, o seguro auto individual pode ser mais adequado. Porém, para empresas com uma quantidade maior de veículos ou que buscam simplificar a gestão de suas apólices, o seguro de frota apresenta-se como uma solução eficaz.


Se você possui vários veículos e busca a melhor solução em seguro, conte com o apoio da FT Corretora de Seguros para escolher o melhor Seguro Auto. Proteja seu investimento veicular com quem realmente entende do assunto.



Para saber mais sobre assuntos como este, acesse também:





FT Corretora de Seguros

Rua Antônio Nunes dos Santos 494

Jardim do Vovô - Campinas/SP


bottom of page