Buscar
  • FT Corretora de Seguros

Higiene bucal ajuda a prevenir problemas respiratórios e cardíacos

Cuidados básicos que ajudam a evitar males que não só afetam a boca.


O cuidado com a higiene bucal é tão importante quanto os outros, ainda mais nos tempos que estamos vivendo. A boca é a principal porta de entrada de elementos externos no organismo, isso pode incluir vírus e bactérias e uma boa higiene bucal se torna tão importante quanto lavar as mãos ou tomar banho.



A boca é diretamente conectada aos pulmões, então uma boa higiene bucal é essencial para prevenir doenças virais que podem atacar o sistema respiratório. Diversos problemas pulmonares são causados por infecções causadas por organismos externos, tendo em vista que, em um ambiente devidamente higienizado como a boca, um vírus não sobreviveria e um futuro problema respiratório pode ser evitado.


A higiene com as mãos é muito importante também, pois é com elas que fazemos nossa higiene bucal, então, garantir que suas mãos estejam limpas e livres de germes é imprescindível antes de levar à cavidade bucal. Isso inclui também sua própria escova de dente, que deve ser muito bem higienizada, ou até mesmo trocada com mais frequência, principalmente em casos onde a pessoa pode estar se recuperando de qualquer infecção, nesse caso, esses cuidados são essenciais para prevenir a recontaminação.


A higiene bucal é relevante até em casos de contaminação por covid-19. Segundo especialistas, o estado de saúde do paciente que tenha contraído a doença pode ser agravado caso sua higiene bucal não tenha sido feita da maneira correta, visto que o principal local que o novo vírus ataca é o sistema respiratório.


Até mesmo uma pessoa internada em ambiente hospitalar deve manter sua rotina de higiene bucal em dia, auxiliada por profissionais de saúde ou parentes. Isso ajuda a prevenir casos de pneumonia por aspiração, mas também outras patologias relacionadas com a imunidade baixa, como a candidíase ou histoplasmose.


Em alguns casos raros, até mesmo o coração pode ser uma vítima. Profissionais do Instituto do Coração identificaram doenças vindas da boca que afetam o sistema cardíaco, como é o exemplo da endocardite bacteriana, uma infecção na válvula do coração, onde a bactéria é transportada pela corrente sanguínea, mas é causada pela presença de cáries nos dentes.


Muito além de cuidar da boca em casa, é importante ter um profissional a sua disposição para identificar doenças e ajudar nas escolhas dos melhores tratamentos. Por isso, a FT Corretora de Seguros tem a indicação perfeita para planos odontológicos que se encaixam no seu perfil e garantem a saúde de sua família.


COTE AGORA MESMO O PLANO ODONTOLÓGICO IDEAL PARA VOCÊ


FT Corretora de Seguros

Rua Marcelino Pires Barbosa, nº 358.

Jardim Ipaussurama. Campinas - SP


(19) 3308-0169 e (19) 97403-9350

atendimento@ftcorretora.com.br


Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h


A FT CORRETORA

(19) 3308-0169 e  (19) 97403-9350

atendimento@ftcorretora.com.br

Horário de Funcionamento:
Segunda a Sexta-feira, das 9h às 18h

Conheça mais sobre a FTcorretora:
clique aqui

LOCALIZAÇÃO

Rua Marcelino Pires Barbosa, nº 358 

 Jd. Ipaussurama

Campinas/SP

CEP 13060-822

Mapa Google:  clique aqui

CONECTE-SE
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
  • LinkedIn - círculo cinza

© 2019 Ferreira & Tozzi Corretora de Seguros.

SUSEP: 10.2013415.0