Buscar
  • FT Corretora de Seguros

Entenda a alta no preço do Seguro Auto

Saiba quais os fatores que influenciaram o aumento de valores no Seguro Auto


A contratação, ou a renovação, do seguro auto no ano de 2022 tem causado espanto aos proprietários de veículos, e isso se deve à expressiva alta no preço a se pagar pela cobertura do automóvel.

O seguro auto tem como base de cálculo, fatores relacionados ao perfil do motorista e as características do veículo. E diferentes aspectos de exposição ao risco, também, são utilizados na avaliação para compor o valor desse tipo de seguro.


Porém, o ano de 2022 tem sido atípico em comparação aos reajustes praticados nos anos anteriores. O motivo para isso está na pandemia da Covid 19, que além de ser a propulsora de tantas perdas de vidas, também promoveu um desequilíbrio no oferecimento de serviços e produtos.


Um exemplo dessa desestabilidade está refletido nas consequências causadas pela falta de peças automotivas, no mercado, desde o início do período pandêmico. Essa escassez desencadeou uma série de reações, que contribuíram para o reajuste nos valores das coberturas de seguro dos veículos.


Vamos entender um pouco mais sobre esse assunto. Continue por aqui, e confira abaixo!

Covid 19 e o aumento no Seguro Auto


Com o isolamento social, e consequentemente a redução ou até mesmo a paralisação das atividades, as montadoras de automóveis — a nível mundial— tiveram queda brusca na sua produção por falta de peças no mercado.


A China, por exemplo, nos últimos meses tem tido dificuldade em suprir a demanda de autopeças e chips utilizados pelos veículos (sobretudo os semicondutores, essenciais para a produção de um automóvel).


Diante dessa circunstância, a carência de peças automotivas tem afetado toda a cadeia de produção da indústria automobilística. Isso acabou por favorecer os comprometimentos:


1) Na fabricação de carro zero quilômetro, elevando notavelmente o prazo de entrega do veículo. Com esse prolongamento de tempo, a busca por carros seminovos e usados cresceu exponencialmente. E tanto o automóvel novo, quanto o usado tiveram seus valores finais inflacionados, já que a procura tem sido maior que a oferta;


2) E no fornecimento de peças para reposição em veículos usados.


Vale lembrar, ainda, que houve o aumento no custo da mão de obra na prestação de serviços ofertados pelas oficinas e pelos atendimentos 24 horas.


Esse repasse, realizado somente agora ao consumidor, é atribuído aos encargos elevados nas despesas fixas (água, luz e aluguel) que ocorreram nos últimos meses, devido aos efeitos da pandemia da Covid 19.


A partir de todo esse contexto, houve a valorização dos veículos novos e usados, procedendo o reajuste na Tabela FIPE. Sequencialmente, as seguradoras necessitaram adequar o custo final dos prêmios dos seguros para terem condições de arcar com as coberturas desses novos valores, caso ocorra o sinistro.


A FT Corretora de Seguros é uma empresa comprometida em oferecer ao cliente a melhor estratégia de busca, por produtos, que atenda a sua necessidade com a opção mais favorável de custo e benefício.


Aqui você encontra a solução. Nós podemos te ajudar. Entre em contato e saiba mais.


COTE AGORA MESMO O SEGURO AUTO PARA VOCÊ OU PARA A SUA EMPRESA.

Para saber mais sobre assuntos como este, acesse também:

Como escolher o melhor Seguro Auto?

Qual a diferença entre Seguro Auto e proteção veicular?

Quais as coberturas da assistência 24 horas do Seguro Auto?


FT Corretora de Seguros

Rua Marcelino Pires Barbosa, nº 358.

Jardim Ipaussurama. Campinas - SP


(19) 3308-0169 e (19) 97403-9350

atendimento@ftcorretora.com.br



0 comentário